terça-feira, 23 de outubro de 2012

HISTÓRIA REGISTRADA - 60 M a 3M DO SOLO

As principais façanhas da história da aviação estão registradas no jornal ESTADÃO desde o século 19

23 de outubro de 2012 
Liz Batista


Santos Dumont durante voo, em 1909. Imagem: Biblioteca Nacional da França
Antes mesmo do dia 23 de outubro ser instituído o Dia do Aviador, em 1936, o Estadão já cobria os principais voos que hoje formam a história da aviação, nacional e internacional.
Inclusive no evento que justifica a data, quando, em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont  colocou uma máquina mais pesada do que o ar em voo, sob os olhares atentos de inúmeros observadores em Bagatelle, subúrbio de Paris. Com o 14-Bis, voou 60 metros a três metros do solo. Depois da façanha, a multidão o conduziu em triumpho, conforme relatou o jornal.
O Estado de S.Paulo, 25/10/1906




Vinte dias depois, repetiu a façanha, voou 220 metros a uma altura de seis metros, vencendo a competição e levando o prêmio do recém-fundado Aéro-Club de France.

Muito antes do voo que mudou a história, as outras tentativas de Santos Dumont também estão registradas. Prodígio e herói nacional, desde 1898 o jornal já divulgava suas realizações. Em 25 de março daquele ano, seus leitores conheceram o sucesso do voo do balão “Brèsil”.

Com as conquistas de Santos Dumont , o interesse dos brasileiros sobre aviação cresceu, e a aviação não parou de romper limites. O Estado passou a publicar com frequência matérias sobre as novidades e aprimoramentos que surgiam na área, além das constantes homenagens ao ídolo nacional.


O Estado de S.Paulo, 25/3/1898




Conheça outros voos históricos registrados e disponíveis no Acervo Estadão.

1910 - Em janeiro, o primeiro voo em aeroplano na América do Sul, realizado em Osasco (SP).
1912 - No dia 9 de março o aviador brasileiro Edu Chaves e o francês Roland Garros partiram para Santos saindo do Hipódromo de São Paulo a bordo do monoplano Bleriot. Desde fevereiro, o Estadão acompanhava a histórica façanha aerea, e conseguiu fotos exclusivas antes da decolagem.

1922 Anésia Pinheiro é a primeira mulher a fazer um voo solo interestadual:

1922 – Os aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegavam ao Rio de Janeiro em um hidroavião depois de várias escalas. Era a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.


1927 - Primeiro voo a atravessar o atlântico. Na madrugada de 28 de abril de 1927, voando a uma velocidade de 190 km/h, um recorde absoluto na época, o hidroavião Jahú, depois de 12 horas no ar, pousou no mar, próximo a Fernando de Noronha. Estava concluída a primeira travessia aerea do Atlântico sem esquadra de apoio, feita pelo comandante João Ribeiro de Barros e sua tripulação.

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