terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pesquisa secreta do "carro a água"

Oficina do Projeto Chambrin é reaberta após três décadas fechada na Capital

As portas lacradas foram abertas com auxílio de serras e pés de cabra nesta manhã


Oficina do Projeto Chambrin é reaberta após três décadas fechada na Capital Fernando Gomes/Agencia RBS
Comando da BM e PGE foram até a oficina, que ficou fechada por mais de três décadas Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Depois de 30 anos lacrada por "ordens de Brasília", a oficina do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar (BM) que abrigou uma pesquisa secreta do "carro a água" foi reaberta agora há pouco em Porto Alegre.

Com pé-de-cabra e serra elétrica, bombeiros estouraram as fechaduras, para que o comando da BM e a Procuradoria-geral do Estado (PGE) tivesse acesso ao local e iniciasse a desobstrução do espaço.

Foram encontrados carcaças de um caminhão, de um Corcel e de um trator, além de ferramentas enferrujadas, latões de combustíveis apodrecidos e peças deterioradas que três décadas atrás fizeram parte de uma experiência secreta cuja pretensão era mudar os rumos da indústria energética mundial.

O material está sendo inventariado e depois removido para um outra unidade da BM, pois o prédio precisa ser reformado para uso dos bombeiros. Parte dos equipamentos pertence à BM e o restante poderá ser doado para estudos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em 1980, a antiga oficina foi cedida pela BM para uma experiência sigilosa, com aval do Palácio Piratini e do Palácio do Planalto, para desenvolver motores de veículos, usando água e álcool como combustíveis.

Nenhum comentário: